sábado, 7 de abril de 2012

a historia do hulk nos quadrinhos parte 3

Problemas com multiplas identidades:

Peter David esplorou tres personalidades de Bruce Banner
Ao longo desse tempo,Peter David esplorou a psiquê do hulk como nenhum outro escritor fes antes,deixando claro que Bruce Banner ja tinha problemas serios antes de se tornar o hulk.

Em incredible hulk #377,de 1991 ja com desenhos de Dale Keown,David promove uma virada completa,quando o doutor Leonard Samson localiza Banner e o convence a se tratar.Uma sessão de hipnose analisa os traumas do cientista e mostra que o selvagem hulk verde pouco inteligente é a manifestação do hulk adolescente que não conseguia controlar as proprias emoções e agia como um maniaco.

Os esforços de Samson terminam unindo as tres personalidades(Bruce Banner,hulk verde e hulk cinza)em uma só,que seria apelidado de professor hulk: poderosissimo como o hulk verde,sacana como o hulk cinza e inteligente como o Bruce Banner.Com a integração dos tres personagens o hulk deixa de se converter fisicamente a aparencia de Banner e se torna o hulk o tempo todo!

A Saga do Panteão:
 
professor hulk: uma fusão das tres personalidades

Essa grande transformação ocorre ja no começo de uma grande fase do personagem,quando David e Keown fazem o ulk cinza,hulk verde e hulk cinza se transformarem num só o envolvem numa organização secreta chamada Panteão formado por superagentes com nomes de deuses antigos da grécia.

O líder Agamenom convoca o hulk para ser o líder da organização em sua ausência,pois a inteligencia e a incrivel força criam um candidato perfeito.Banner então tenta se impor como alguem a ser admiravel e fazer um bem a humanidade que compense os problemas que causou ao passado.

Mas ao mesmo tempo,seu relacionamento com Betty fica abalado,pois agora,ele é o hulk em tempo integral.E Peter David passa a usar um recurso na qual se tornaria mestre e que esplorou bastante na revista dos X-Factor,um dos derivados dos x-men: o humor.

Assim,rick jones reaparece e para a surpresa de Banner(e horror de Betty)o jovem esta namorando justamente Marlo Chandler.Mas o choque inicial logo passaria e Marlo se tornaria a melhor amiga de Betty e a ruiva casaria com Jones em seguida.

hulk vs maestro,uma versão envelhecida e maligna de si mesmo
Enquanto isso,Peter David também lançou a minisserie Futuro imperfeito para comemorar os 30 anos do hulk em 1993.Na historia,desenhada por George Perez,vemos o professor hulk ser levado a um futuro caotico na qual ele mesmo é um tirano conhecido como Maestro,que matou todos os super herois e reina sobre a Terra. Apenas uma pequena resistencia age liderada por um velhissimo Rick Jones.

o hulk de Gary Frank
A saga do Panteão contudo terminou em tragedia, quando é revelado que Agamenom é um vilão,o que resulta uma guerra entre seus filhos.A esta autura Dale Keown ja tinha partido e foi substituido pelo ótimo Gary Frank.

O fim:

Apos o fim daquele longo arco,o hulk passa a viver escondido,dando inicio a uma fase de menor fôlego do personagem,a revista ganhou novos desenhistas como Liam Sharp e Angel Medina.

o hulk na arte do brasileiro Mike Deodato jr.

A revista do huk ganhou a arte do brasileiro Mike Deodato jr. que desenhou a revista entre os numeros 447 e 453 de 1996 e 1997.

A ultima fase do hulk por Peter David melhorou os roteiros, ajudado talvez pela arte de Adam Kubert.Na trama o Gen. Ross esta de volta e reinicia sua guerra contra o hulk.O maestro tambem chega ao presente.

capa de incredible hulk #460 por Adam Kubert
É dessa época umas das melhores historias do hulk: Incredible hulk #460 de 1998, na qual Bruce Banner trava uma batalha contra si mesmo e no caminho revisita sua vida familiar e principalmente sua relação com seu pai,Brian Banner.Ja sabiamos que Brian Banner ja havia matado sua esposa,Rebecca e forçado o pequeno Bruce ainda criança a tertemunhar ao seu favor no tribunal.Mas nesta historia avança no tempo e mostra o que aconteceu depois.Fica implicito que Bruce matou o pai sem querer numa briga!A arte de Adam Kubert deixa tudo ainda melhor.

 a rivalidade entre hulk e Gen. Ross
Em seguida,Bruce e o Gen. Ross descobrem que Betty Ross esta envenenada com a radiação gama do marido e apesar dos esforços termina morrendo.

Esta historia terminou levando ao fim a longuissima temporada de Peter David no titulo do gigante esmeralda,poque o editor chefe da Marvel Non Harras quis usar a palhaçada de trazer o hulk selvagem e irracional de volta,algo de David discordaria.

Peter David deixou a revista incredible hulk na edição 467 de 1998 depois de 12 anos escrevendo a revista do hulk,e depois de 137 edições do golias verde!Um recorde imbativel.

Intermedio:

a nova fase do hulk não agradou os fâs
Apos a partida de Peter David as vendas do hulk cairam e demorou um tempo para voltarem a vender bem.Joe Casey assumiu a revista mas a Marvel decidiu cancelar incredible hulk na edição 474 de 1999.

No mes seguinte estreiou hulk #01 com textos de Jonh Byrne(de volta depois de 13 anos)e com arte de Ron Garney,mas esse arco não oi bem sucedido pelo publica ou pela critica depois de 8 edições.Outros escirores como Erik Larsen e Jerry Ordway tambem não conseguiram levantar a moral da revista.

Fase Cult:
o inicio da fase de Paul Jenkis e Ron Garney
A Marvel decidiu tentar fazer classicos do hulk como antigamente e assim começou a publicar uma nova revista do gihante esmeralda,uma revista que se chamava incredible hulk e a Marvel convidou o escritor Paul Jenkis para escrever as histroias do hulk a partir do numero 12 ja que a revista começou a ser publicada do numero 12.

o hulk na belissima arte de Jonh Romita jr.
Paul Jenkis fes uma serie de historias em que Bruce Banner se esforça para conter suas quatro personalidades(o hulk verde selvagem,o hulk cinza sacana,o professor hulk e ele mesmo)sob controle.Cada uma delas podia controlar o corpo por algum tempo e se uniram para combater uma quinta personalidade,uma versão sadica do hulk,talvez o inicio do caminho rumo ao maestro.Os desenhos ficaram para Ron Garney e depois Jonh Romita jr. e Kyle Hotz.

o hulk vs homen de ferro na arte de Mike Deodato jr.
Em 2002 foi a vez do escritor Bruce Jones assumir a revista,iniciando uma trama bastante complexa e apreciada pela critica na qual Bruce Banner usa a ioga para controlar o hulk enquanto é perseguido por uma misteriosa agencia secreta.

Esta fase durou até 2005 e a arte ficou primeiro com Lee Weeks e depois com o brasileiro Mike Deodato jr.Na visão do artista o hlk ganhou um visual selvagem poucas vezes retratado e é uma das melhores imagens modernas do personagem.

Depois,Jae Lee tambem desenhou a revista.

Peter David voltou pra revista do hulk para escrever o arco Tempest Fugit que revela que o vilão Pesadelo era o respnsavel dos infortunios do personagem nos ultimos anos,arco que não agradou os fãs.

Nos cinemas:
o hulk de Ang Lee no filme de 2003

Enquanto sua revista fazia sucesso o hulk ganhou um filme chamado Hulk pelo diretor chinês Ang Lee,o filme foi estreiado em 2003,mas não agradou muito os fãs,alias muita gente acha o filme chato.Por causo do fracasso nas bilheterias o filme Hulk 2 que tambem havia sido escrito por Ang Lee não estreiou porque a Marvel ficou com emdo do filme fracassar novamente,a marvel não foi a unica a desistir de uma continuação,a Universal tambem desistiu em fazer os filmes do personagem.

o hulk do filme O incrivel Hulk de 2008,mais selvagem
Com a desistencia da Universal de fazer uma continuação de Hulk a Marvel decidiu fazer um novo filme do hulk mas sem seguir o roteiro de Ang Lee para Hulk 2 e colocar um roteiro novo e inves da Universal o filme foi feito no Marvel studios,o studio de filmes que a marvel tinha criado a pouco tempo.O filme foi lançado em 2008 com o nome de O incrivel Hulk,o filme foi melhor que o primeiro mas memo assim não foi tão bem nas bilheterias.

foto do hulk de Os Vingadores

O hulk vai ser um dos membros do filme Os Vingadores mas ele não foi lançado então vamos esperar.






Hulk Vermelho:
Hulk verde vs Hulk vermelho
O escritor Jeph Loeb e o desenhista Ed McGuinnes (que havia feito superman e batman para a DC)se uniram e formaram um novo personagem na revista do hulk: o hulk vermelho um personagem que absorve os poderes de Bruce Banner que fica impedido de voltar a ser o hulk.

Mais tarde é revelado que o hulk vermelho é o Gen. Ross e a mulher hulk vermelha é Betty Ross.





O presente:

O hulk ira retornar aos vingadores em 2012 em uma nova revista que reuni os vingadores do filme(hulk,homen de ferro,capitão america,viuva negra,gavião arqueiro e thor).

2 comentários: